BASES (Dachi)

Você tem alguma ideia de quantas bases existem?

Vamos mencionar várias bases diferentes que existem no Wado:

1. Heisoku dachi:
Calcanhares encostados, pés fechados. Mantenha o corpo reto e distribuir o seu peso 50/50. Esta distribuição de peso aplica-se a todas as posições nesta categoria.

2. Musubi dachi:
Calcanhares tocam os pés abertos em um ângulo de (cerca de) 60 graus. Alguns estilos usar um padrão de 90 graus.

3. Shizentai dachi:
Um espaço para os pés entre os calcanhares, largura do quadril rotunda. Pés apontam em um ângulo de 2 x 30 = 60 graus, semelhante à Musubi dachi.

4. Jigotai dachi:
Um comprimento de canela entre os calcanhares. Você poderia ver isso como uma versão mais ampla de shizentai. Jigotai pode ser encontrado em Kunshanku e Bassai.

5. Naihanchi dachi:
Um comprimento de canela além de 1-1 e meio punho entre os calcanhares. Os pés devem por dentro. Dobre seus joelhos ligeiramente.

6. Shiko dachi:
Um comprimento de canela além de 1-1 e meio punho entre os calcanhares. Pés apontam para fora. As pernas devem ser dobradas com o joelho acima do tornozelo.

7. Han shiko dachi:
Han shiko dachi é semelhante ao Shiko dachi, embora a postura é um pouco menor. Essa postura pode ser encontrado em Chinto. 

8. Shomen shizentai (Migi e Hidari shizentai)
Esta posição é usado para a prática de Tobikomizuki e Tobikomi-Nagashizuki. Um pé é apenas na frente do outro, aproximadamente um comprimento punho.


9. Hanmi shizentai:
Alguns instrutores usam Hanmi vez de Shomen shizentai para Tobikomi e Tobikomi-Nagashizuki. A orientação é praticamente o mesmo, excepto para a posição da anca, que é inclinada ou, por outras palavras, Hanmi.

10. Moto dachi:
Moto dachi é igual a Junzuki dachi, mas é uma posição mais curto. Esta posição é de Shito Ryu e é encontrado em Bassai (movimento 2,3,4 e 5) e em Niseishi (movimento de 1 até 5).

11. Junzuki dachi 
Junzuki dachi é a postura que é usado para a prática de Junzuki. O interior do pé da frente deve apontar para a frente (joelho dobrado frente), enquanto os pontos pé de trás para a frente na diagonal (de volta perna praticamente esticado). É importante que o joelho da perna de trás não é recolhido. Embora a distribuição de peso é formalmente 50/50, para iniciantes, é aconselhável usar 60/40. 60/40 também é provavelmente a consequência do seu movimento.

12. Gyakuzuki dachi
Essa postura é um pouco mais curto e mais largo que Junzuki dachi. Uma diferença essencial é a direcção da frente do pé, que é ligeiramente para dentro, porque a linha de calcanhar tem a apontar para a frente.

13. Junzuki dachi No tsukkomi
Junzuki Tsukkomi dachi é uma postura que é executado quase em uma linha reta. O interior do pé da frente deve apontar para a frente e o pé de trás totalmente para o lado.

14. Gyakuzuki No Tsukkomi dachi 
Esta variação do Gyakuzuki utiliza uma ampla postura (dedos pé de trás alinhado com o pé calcanhar da frente), com o peso mais para o pé da frente. O ponto-chave é empurrar o quadril para a frente suficiente e manter o corpo em linha reta.

15. Nagashizuki dachi
Nagashizuki dachi é praticamente igual a Kokutsu dachi, com a diferença essencial que essa postura tem de ser classificado e uma posição para a frente. Futhermore, que tem a ver com o nível do Karateka wether Kokutsu dachi e Nagashizuki dachi são iguais um ao outro. Para os iniciantes, o pé de trás irá apontar menos para o exterior (ângulo em relação ao hipjoint).


16. Yoko Seishan dachi
Existem duas variações de Seishan dachi, há Yoko dachi seishan, a variação padrãoe Tate seishan dachi. Com Yoko seishan dachi, ambos os pés devem apontar ligeiramente para dentro (linha dos calcanhares para a frente) e ambas as pernas devem estar ligeiramente flexionados. A distribuição de peso deve ser 50/50.

17. Tate Seishan dachi
Tate seishan dachi é melhor ser comparado a Hanmi gamae, a postura que você toma quando você pratica Keriwaza ou Renrakuwaza. Dachi Seishan no entanto, é mais estreito e o pé da frente deve apontar para dentro. Devido ao rigoroso 50/50 abordagem, essa postura tem um carater diferente.

Yoko Seishan dachi
Tsumasaki dachi ( presente no kata Kushanku)
Tate Seishan dachi
Shomen Shizentai (Migi e Hidari Shizentai)
Ryo ashi tsumasaki dachi
Nagashizuki dachi
Mahanmi neko ashi dachi
Moto dachi (Um pouco menor que junzukidachi, presente no kata Bassai)
Heiko dachi
Mostrar Mais

_______________________________________________________________________________________________________

©2020 por Associação Nagashi de Karatê-Do Wado-Kai - Branch nº 602010 Registro nº 877 da JKF Wado-Kai Japão