BASES (Dachi)

Você tem alguma ideia de quantas bases existem?

Vamos mencionar várias bases diferentes que existem no Wado:

1. Heisoku dachi:
Calcanhares encostados, pés fechados. Mantenha o corpo reto e distribuir o seu peso 50/50. Esta distribuição de peso aplica-se a todas as posições nesta categoria.

2. Musubi dachi:
Calcanhares tocam os pés abertos em um ângulo de (cerca de) 60 graus. Alguns estilos usar um padrão de 90 graus.

3. Shizentai dachi:
Um espaço para os pés entre os calcanhares, largura do quadril rotunda. Pés apontam em um ângulo de 2 x 30 = 60 graus, semelhante à Musubi dachi.

4. Jigotai dachi:
Um comprimento de canela entre os calcanhares. Você poderia ver isso como uma versão mais ampla de shizentai. Jigotai pode ser encontrado em Kunshanku e Bassai.

5. Naihanchi dachi:
Um comprimento de canela além de 1-1 e meio punho entre os calcanhares. Os pés devem por dentro. Dobre seus joelhos ligeiramente.

6. Shiko dachi:
Um comprimento de canela além de 1-1 e meio punho entre os calcanhares. Pés apontam para fora. As pernas devem ser dobradas com o joelho acima do tornozelo.

7. Han shiko dachi:
Han shiko dachi é semelhante ao Shiko dachi, embora a postura é um pouco menor. Essa postura pode ser encontrado em Chinto. 

8. Shomen shizentai (Migi e Hidari shizentai)
Esta posição é usado para a prática de Tobikomizuki e Tobikomi-Nagashizuki. Um pé é apenas na frente do outro, aproximadamente um comprimento punho.


9. Hanmi shizentai:
Alguns instrutores usam Hanmi vez de Shomen shizentai para Tobikomi e Tobikomi-Nagashizuki. A orientação é praticamente o mesmo, excepto para a posição da anca, que é inclinada ou, por outras palavras, Hanmi.

10. Moto dachi:
Moto dachi é igual a Junzuki dachi, mas é uma posição mais curto. Esta posição é de Shito Ryu e é encontrado em Bassai (movimento 2,3,4 e 5) e em Niseishi (movimento de 1 até 5).

11. Junzuki dachi 
Junzuki dachi é a postura que é usado para a prática de Junzuki. O interior do pé da frente deve apontar para a frente (joelho dobrado frente), enquanto os pontos pé de trás para a frente na diagonal (de volta perna praticamente esticado). É importante que o joelho da perna de trás não é recolhido. Embora a distribuição de peso é formalmente 50/50, para iniciantes, é aconselhável usar 60/40. 60/40 também é provavelmente a consequência do seu movimento.

12. Gyakuzuki dachi
Essa postura é um pouco mais curto e mais largo que Junzuki dachi. Uma diferença essencial é a direcção da frente do pé, que é ligeiramente para dentro, porque a linha de calcanhar tem a apontar para a frente.

13. Junzuki dachi No tsukkomi
Junzuki Tsukkomi dachi é uma postura que é executado quase em uma linha reta. O interior do pé da frente deve apontar para a frente e o pé de trás totalmente para o lado.

14. Gyakuzuki No Tsukkomi dachi 
Esta variação do Gyakuzuki utiliza uma ampla postura (dedos pé de trás alinhado com o pé calcanhar da frente), com o peso mais para o pé da frente. O ponto-chave é empurrar o quadril para a frente suficiente e manter o corpo em linha reta.

15. Nagashizuki dachi
Nagashizuki dachi é praticamente igual a Kokutsu dachi, com a diferença essencial que essa postura tem de ser classificado e uma posição para a frente. Futhermore, que tem a ver com o nível do Karateka wether Kokutsu dachi e Nagashizuki dachi são iguais um ao outro. Para os iniciantes, o pé de trás irá apontar menos para o exterior (ângulo em relação ao hipjoint).


16. Yoko Seishan dachi
Existem duas variações de Seishan dachi, há Yoko dachi seishan, a variação padrãoe Tate seishan dachi. Com Yoko seishan dachi, ambos os pés devem apontar ligeiramente para dentro (linha dos calcanhares para a frente) e ambas as pernas devem estar ligeiramente flexionados. A distribuição de peso deve ser 50/50.

17. Tate Seishan dachi
Tate seishan dachi é melhor ser comparado a Hanmi gamae, a postura que você toma quando você pratica Keriwaza ou Renrakuwaza. Dachi Seishan no entanto, é mais estreito e o pé da frente deve apontar para dentro. Devido ao rigoroso 50/50 abordagem, essa postura tem um carater diferente.

Yoko Seishan dachi
Tsumasaki dachi ( presente no kata Kushanku)
Tate Seishan dachi
Shomen Shizentai (Migi e Hidari Shizentai)
Ryo ashi tsumasaki dachi
Nagashizuki dachi
Mahanmi neko ashi dachi
Moto dachi (Um pouco menor que junzukidachi, presente no kata Bassai)
Heiko dachi
Mostrar Mais
Ryo ashi tsumasaki dachi